Entenda o que é procrastinação e como acabar com ela de uma vez por todas. | Boutique de Fofuras
Publicado: 17/03/2020

Entenda o que é procrastinação e como acabar com ela de uma vez por todas.

Vamos falar sobre procrastinação? Bom, se ao menos uma vez você disse a si mesmo ou a alguém: “ah, amanhã eu faço” ou “ainda tem tempo, posso deixar para depois”, então você já P-R-O-C-R-AS-T-I-N-O-U. Esse ato de adiar alguma coisa importante, pela recompensa imediata de não fazer nada, é algo mais comum do que se imagina, porém não significa que é o ideal a ser feito.

Pensando em formas eficazes de acabar com a procrastinação, reunimos uma série de dicas e práticas baseada em estudos. Continue lendo e confira:



#Dica1:


Ao procrastinar você engana a si mesmo com desculpas que parecem fazer sentido, como por exemplo: “nem é tanta coisa assim, posso fazer mais tarde” e muitas vezes não há todo esse tempo restante. Logo, reservar um momento para organizar o que precisa ser feito, elencando quais são as suas prioridades, é uma forma de visualizar a situação real, sem achismos. Assim, quando bater aquela vontade de procrastinar, você saberá o porquê de precisar lidar com isso.


#Dica2: 


Muitas vezes a procrastinação se torna um hábito vicioso e você esquece de tentar entender de onde ela veio. No entanto, é muito importante prestar atenção nisso. Veja bem: ao usar o seu estado de humor como desculpa para não fazer algo, segundo pesquisas, você está buscando uma forma de lidar com emoções as quais não está preparada para enfrentar. Por isso, é preciso refletir sobre todos esses sentimentos e, caso preciso, nomear alguns deles, assim sempre que ocorrer de novo você dirá: “é a cicrana”, desassociando com algo que vem de ti e fazendo seu cérebro entender que isso deve ser evitado.


#Dica3:


Para sair desse ciclo da procrastinação, anime-se, crie novos hábitos, isso vai te ajudar a ter mais motivação para fazer aquilo que realmente precisa. Primeiro de tudo, entenda que para ter um novo hábito são necessárias 3 coisas: gatilho, rotina e recompensa. Basicamente, funciona assim: o gatilho é aquilo que te lembrará de executar determinada tarefa, por exemplo, o gatilho para começar a estudar pode ser organizar na agenda todas as matérias importantes a serem vistas no dia, depois disso você saberá que é hora de iniciar. Já a rotina é justamente o ritual que será criado no cotidiano após implementar tudo o que deseja fazer. Por último, a recompensa está relacionada ao ganho final, como passar no vestibular dos sonhos. Por isso, é fundamental estabelecer esse objetivo, assim você poderá se lembrar disso quando bater a vontade de deixar para depois.


#Dica4:


A última dica é praticamente um compilado do que já foi dito antes. Então preste atenção: entenda os motivos que te levam às atitudes atuais. Depois desse autoexame, estabeleça formas de combater todos os gatilhos que te fazem procrastinar. E não se engane, se você já sabe onde determinada decisão vai te levar. Sabemos que é difícil, mas é possível, acredite e persista.


Com amor,

Boutique de Fofuras.





Gostou das dicas? Deixe seu comentário ou sugestão na página do Instagram e Facebook!


Acesse nossas redes sociais: Instagram | Facebook

Confira nossos produtos, temos post it, canetinhas, marcadores e muito novidades incríveis. Conheça as opções disponíveis na loja! Clicando aqui você será redirecionado para o WhatsApp e ganhará um CUPOM EXCLUSIVO para comprar qualquer produto!





Voltar