Descubra alguns passos simples para se manter mais motivado nos estudos | Boutique de Fofuras
Publicado: 29/10/2019

Descubra alguns passos simples para se manter mais motivado nos estudos

O ano letivo está encerrando, para uns isso representa férias e descanso, mas para outros ainda há vestibulares e concursos a serem prestados. No entanto, depois de longos períodos de provas e finais de semana fazendo listas de exercícios, é comum que o cansaço e a desmotivação apareçam. Logo, o grande desafio nessa etapa é encontrar modos em que a motivação surja e vença todo o resto. E afinal, como fazer isso?

Antes de tudo, você precisa compreender o porquê a motivação é tão importante, então vamos lá: quando você decide pegar o caderno e aprender algo sem vontade alguma, as coisas não fluem. Sendo assim, não haverá uma boa utilização do seu tempo, entende? Por isso, é preciso encontrar alternativas que te estimulem a melhorar o seu desempenho.

Continue lendo e confira 4 técnicas infalíveis para aumentar a motivação nos estudos: 


Organize-se para aumentar o rendimento


Ao se deparar com uma apostila imensa ou com aquele livro de 500 páginas, um dos primeiros pensamentos são: “terei de estudar tudo isso?” e em seguida a desmotivação vem. Essa sequência de fatos acontece porque criamos uma série de obstáculos que faz parecer impossível concluir o que é preciso. Por isso, você precisa dividir a matéria. É simples, calcule o prazo de conclusão e o tempo disponível para se dedicar, como por exemplo, ler 10 páginas de um livro por dia, ou fazer um número X de exercícios daquela lista gigante.


Mire no seu objetivo


Ainda que você se dedique ao máximo, as dificuldades são inevitáveis. Por isso, você precisa agir de forma consciente e rápida. Não deixe que seus próprios pensamentos te contaminem com coisas como: “ainda falta tanto”, “acho que não darei conta”. Sempre que pensar nisso, foque naquilo que você pode fazer no momento e diga a si mesmo: “estou fazendo o melhor com o que tenho agora.”


Permita-se comemorar pequenas vitórias


Pensar positivo o tempo todo não é mesmo uma tarefa fácil. Desta forma, você precisa de “fatos concretos” para acompanhar a sua evolução. Então, anote as suas metas alcançadas, seja acertar todos os exercícios de matemática, ou concluir a redação daquele tema complexo. Assim, nos dias em que o desânimo bater você terá algo para comprovar que é capaz e pode “chegar lá”. Basta continuar de onde está, dando o melhor que puder.


Não se esqueça daquilo que deseja alcançar


Essa última dica complementa todas as anteriores: feche os olhos e mentalize aquilo que deseja para o seu futuro, pense no dia em que sair o resultado da sua aprovação, depois imagine o primeiro momento após essa grande conquista. Vá construindo cada detalhe em sua mente, e permita-se sentir alegria, orgulho, satisfação e tudo o que tem direito. Depois, abra os olhos e reflita o que precisa continuar fazendo para alcançar esse propósito. Acredite, toda essa afirmação trará mais motivação para prosseguir e progredir!


Ah, mais uma coisinha: tenha orgulho da sua jornada, viva intensamente cada parte dela, porque no final valerá a pena!


Com amor,

Boutique de Fofuras.


Gostou das dicas? Deixe seu comentário ou sugestão na página do Instagram e Facebook!

Acesse nossas redes sociais: Instagram | Facebook


Confira nossos produtos, temos post it, canetinhas, marcadores e muito novidades incríveis. Conheça as opções disponíveis na loja! Clicando aqui você será redirecionado para o WhatsApp e ganhará um CUPOM EXCLUSIVO para comprar qualquer produto!


Voltar