Aprenda o passo a passo para criar o seu caderno do autoconhecimento. | Boutique de Fofuras
Publicado: 07/04/2020

Aprenda o passo a passo para criar o seu caderno do autoconhecimento.

Em tempos de quarentena falar sobre autoconhecimento é F-U-N-D-A-M-E-N-T-A-L. Bom, se você está lendo esse texto agora no mês de Abril, sabe exatamente do que se trata, né? Ah, e para você do futuro (espero mesmo que tudo isso tenha se resolvido!). Mas voltando ao ponto inicial, por que tratar de autoconhecimento é algo tão importante? 

Quando permitimos conhecer mais sobre nós, aprendemos a lidar melhor com tudo aquilo que acontece à nossa volta, inclusive, isso é determinante na hora de tomar aquelas decisões difíceis. E durante este período de quarentena, um dos maiores desafios talvez seja esse: desfrutar da própria companhia sem ceder ao medo e ao desespero. Essas coisas, só são assim - tão complicadas - porque na correria do dia a dia, dificilmente, paramos para pensar e fazer algo diferente de apenas “agir em meio ao caos”. Agora, com essa quantidade excessiva de tempo sobrando a grande pergunta é: “o que eu faço?” 

Antes de continuarmos, é preciso que fique claro que não há nenhuma fórmula mágica, ok? Essas são apenas dicas e reflexões para te ajudar a encontrar o caminho.

Então chega de enrolações! Hoje vamos ensinar você a criar um caderno do autoconhecimento, isto é, uma ferramenta chave para dar início nesse processo. Vamos lá? Continue lendo e acompanhe as dicas que separamos:


Entenda o que é o caderno do autoconhecimento.


O caderno do autoconhecimento não é feito um diário para anotar o que aconteceu no dia, nem tampouco como um planner para fazer um checklist das atividades mais importantes. Ainda que ele possa ter um pouco de cada uma dessas coisas, o objetivo é muito maior: colocar todos os seus sentimentos e pensamentos nele. É sobre uma escrita íntima, no qual pode ser dito tudo o que for necessário, livre de julgamentos, culpas ou qualquer coisa que não diga respeito a você.

A ideia é incrível, né? A melhor parte é que não há regras. Dá para escrever, desenhar, colar, enfim, faça do jeito que preferir. 

Abaixo, vamos dar algumas dicas de formas para criar esse caderno e alguns assuntos para abordar:


1. Esteja em um lugar aconchegante


Antes de começar, que tal separar um cantinho na sua casa para montar o seu caderno? Pode ser a escrivaninha, o sofá da sala ou até a sua cama! Esteja em um lugar confortável e sempre que voltar para fazer algo no caderno, tente utilizar esse mesmo espaço, assim isso se tornará uma rotina e depois de um tempo será um novo hábito. 


2. Coloque sua personalidade


Se o caderno é sobre você, ele precisa ser do seu jeitinho! E o que não faltam são meios de deixá-lo personalizado. Clicando aqui é possível conferir nossas lindas opções de caderno (apaixonante), vale a pena dar uma olhadinha. Ah, e tem mais! Dá para fazer colagens, colocando referências do Pinterest que te representem e até mesmo pinturas. Vale tudo para adicionar identidade ao caderno, afinal ele precisa ser atrativo para que tenha ainda mais vontade de colocar todas as suas impressões. 


3. Elenque assuntos


O que não faltou foi explicar que o caderno do autoconhecimento está relacionado ao nosso “eu”. Ok. Mas afinal, o que dá para colocar nele? 

O propósito central é fazer com que se conecte consigo mesma, encontrando formas de lidar com os sentimentos, administrando a ansiedade, frustrações e até mesmo descobrindo meios de ser mais organizada, produtiva, enfim...dá pra fazer muita coisa!

Abaixo, uma lista com alguns tópicos que podem ser abordados:

  • Pratique a gratidão, inclua tudo aquilo pelo qual você foi grata, seja no dia, na semana ou no mês;


  • Faça o exercício de visualização, escreva sobre seus sonhos e metas imaginando que eles já tenham sido realizados e permita-se sentir toda a alegria deste momento. Depois, volte para o tempo presente e use isso como motivação para não desistir!


  • Anote sobre a sua rotina, ainda que não seja um diário ou um planner, anote aquilo que tem feito, depois leia tudo de novo para compreender onde você pode melhorar!


Quem aí vai fazer o caderninho? Não esqueçam de compartilhar nas redes sociais! Bora, meninas!



Com amor,

Boutique de Fofuras.


Gostou das dicas? Deixe seu comentário ou sugestão na página do Instagram Facebook!


Acesse nossas redes sociais: Instagram | Facebook

Confira nossos produtos, temos post it, canetinhas, marcadores e muito novidades incríveis. Conheça as opções disponíveis na loja! Clicando aqui você será redirecionado para o WhatsApp e ganhará um CUPOM EXCLUSIVO para comprar qualquer produto!



Voltar