Aprenda a se preparar com antecedência para ir bem nas provas | Boutique de Fofuras
Publicado: 08/10/2019

Aprenda a se preparar com antecedência para ir bem nas provas

Quem aí já está ansiosa para as férias? Com o fim do ano se aproximando a expectativa para ter um descanso da rotina de escola/faculdade só aumenta! Bom, mas antes disso sabemos que é necessário passar pelo período de avaliações incluindo aquela famosa correria de trabalhos e provas que parecem nunca ter fim, né? Mas fica calma miga, nós trouxemos algumas dicas valiosas que vão te ajudar a garantir um excelente desempenho na hora dos testes. 

Ficou curiosa? Continue lendo e descubra algumas dicas para se dar bem nas provas que estão por vir:


1. Revise o conteúdo


Mesmo que pareça algo óbvio, preste atenção: ao longo do bimestre, trimestre ou semestre os professores costumam passar bastante conteúdo e como são muitas matérias a estudar, você precisa separar um tempo para fazer uma revisão geral de cada disciplina. E cuidado, não adianta deixar tudo para a semana da prova é preciso começar antes, assim se houver algum imprevisto, você ainda poderá se reorganizar e revisar em outro momento.

Para uma revisão eficaz, pegue um caderno ou bloco de notas do celular e liste os assuntos de cada matéria. Após isso, separe os mais difíceis daqueles mais simples. Desta forma, você saberá quais serão suas prioridades sem correr o risco de deixar nada de fora. 


2. Deixe as redes sociais de lado


Essa não é exatamente uma dica, mas sim uma observação muito importante! Durante os estudos e, principalmente, na semana de provas é preciso se manter mais “off” das redes sociais. Digo isso, porque muitas vezes sem nem nos darmos conta, perdemos horas conferindo stories, vídeos no YT e rolando o feed do Facebook. Então, seja firme e estabeleça o momento de se concentrar deixando todas as distrações para trás. Use o celular somente nos intervalos.


3. Crie formas de memorização


Como já havia abordado, é fato que estudar para as provas é sinônimo de rever um amontoado de conteúdo importante e no meio disso, como fazer para fixar tudo? A melhor forma é encontrar um modo de resumir as ideias principais. Você pode contar com a ajuda de resumos, mapas mentais e flashcards. Todos esses farão com que você “enxugue” os pontos mais importantes, além de facilitar a visualização rápida do que realmente interessa para prova.


4. Resolva exercícios antigos


Nada como exercícios para fixar a matéria e nos ajudar a encontrar os pontos de melhoria. Para isso, refaça as questões dos livros, simulados antigos, vale até pegar algumas atividades na internet com resolução para que você consiga comparar as respostas. Ah, faça isso com antecedência para conseguir tirar dúvidas com o professor ou algum colega. Afinal, de nada adianta descobrir que existem dúvidas se você não conseguir solucioná-las antes do teste.


Bom, basicamente é isso! Esforce-se ao máximo para se dar bem nas provas e não acumule tudo para o último momento, ok?


Com amor,

Boutique de Fofuras.



Gostou das dicas? Deixe seu comentário ou sugestão na página do Instagram e Facebook!

Nossas redes sociais: Instagram | Facebook



Confira nossos produtos, temos muitas novidades. Conheça as opções disponíveis na loja! Clicando aqui você será redirecionado para o WhatsApp e ganhará um CUPOM EXCLUSIVO para comprar qualquer produto!

Voltar