3 maneiras simples para organizar o caderno de estudos | Boutique de Fofuras
Publicado: 01/10/2019

3 maneiras simples para organizar o caderno de estudos

Ainda na época de escola, lembro-me da minha organização. Sempre fiz questão de ter vários cadernos, todos com as anotações em dia. Às vezes, deixava para passar algumas coisas a limpo em casa para garantir que tudo ficaria bem arrumadinho. E confesso que isso me ajudou muito na hora de revisar um assunto ou me preparar para uma prova, sabia exatamente onde encontrar determinada matéria.

Bom, mas sabe por que consegui manter tudo no seu lugarzinho? Só foi possível, pois estabeleci algumas regrinhas que me auxiliavam a deixar meu caderno simplesmente impecável. Quer saber como? Continue lendo e descubra algumas dicas para organizar seu caderno de estudos:


1. Divida as matérias:


Principalmente para as que estão no ensino fundamental ou médio, é essencial dividir bem cada matéria. Algumas pessoas gostam de separar por ciências exatas, humanas, biológicas e sociais, e há quem use apenas os nomes. Seja como for, estabeleça um critério de divisão dos cadernos, assim você saberá qual utilizar na hora dos estudos.

Ah, para ajudar nessa divisão, vale usar os marcadores de páginas. Basta definir uma cor por matéria e colar no caderno!


2. Defina um método de anotação:


Nada como folhear um caderno que segue um padrão de organização, dá até mais vontade de estudar! Mas, como assim? Quero dizer que você precisa pensar no modo como fará a disposição das anotações. Basicamente, existem várias formas que podem ser escolhidas, entre elas, sempre fui adepta (e indico) ao método Cornell. Veja como ele funciona:


Como vocês podem ver na ilustração acima, o método Cornell consiste em dividir o caderno em 3 áreas, sendo elas: anotação, palavras-chave/comentários e sumário. A parte de anotação é a maior, nela você escreverá o que aprendeu da matéria, já na seção de palavras-chave é preciso colocar palavras que definam a ideia central do que foi dito na anotação. Por último, o sumário seria um breve resumo do que está sendo estudado na página em questão. 

Existem outras maneiras, mas gosto bastante dessa porque ela facilita a visualização rápida do conteúdo, além de fazer com que você resuma a matéria ao máximo.


3. Escolha cores para cada matéria:


Para os que têm memória visual, essa dica é excelente! Vale utilizar post it de diferentes cores, canetas e o que você tiver à sua disposição. Depois disso, escolha qual cor colocar para cada matéria. Fazendo isso, você vai conseguir deixar o caderno mais harmônico, além de que, na hora da prova ficará muito mais simples lembrar da matéria estudada.


Bom, basicamente essas foram as dicas! Lembre-se que quanto mais você conseguir dividir uma matéria da outra, mais organizado seu caderno ficará. Então use e abuse das cores, canetinhas e marcadores!


Com amor,

Boutique de Fofuras.



Gostou das dicas? Deixe seu comentário ou sugestão na página do Instagram e Facebook!

Nossas redes sociais: Instagram | Facebook


Confira nossos produtos, temos post it, canetinhas, marcadores e muito mais. Conheça as opções disponíveis na loja! Clicando aqui você será redirecionado para o WhatsApp e ganhará um CUPOM EXCLUSIVO para comprar qualquer produto!


Voltar